Boas vindas

BOAS VINDAS A TODOS! Esse blog nasceu da necessidade de conhecimento sobre a EAD e a vontade de inserir os conhecimentos adquiridos na Pós em Metodologia em EAD na prática da sala de aula. Acredito que posso melhorar e muito as minhas aulas, tornando-as mais dinâmicas. Tenho conseguido bons resultados. Portanto, todos aqui são bem vindos e os seus comentários são importantes para formalizar novas idéias e práticas. Agradecida. Editora do Blog

terça-feira, 18 de setembro de 2012

EVASAO! UM PROBLEMA SÓ NA EAD?

Em 02 de agosto a Folha online publicou a matéria intitulada “Evasão é o maior problema do Ensino a Distância, aponta estudo”, onde várias causas foram destacadas como sendo as justificativas ao abandono dos cursos. Entre elas destaca-se: “falta de tempo do aluno para estudar e participar dos cursos, acúmulo de atividades no trabalho e as dificuldades de se adaptar à metodologia”, destaca a matéria. A verdade franca é que a modalidade EAD muitas vezes exige muito mais do aluno do que num curso presencial e ainda existe uma idéia errônea sendo disseminada no País que diz que no curso a distância tudo é fácil e rapidamente se consegue um certificado sem precisar muito esforço. Há aqueles que ainda acham que um curso a distância é como uma fábrica de diplomas. Na verdade o problema da evasão não é só brasileiro, mas é um problema internacional. Há um outro aspecto no entanto a ser observado é que a evasão no ensino presencial também é muito grande. A própria reportagem mostra dados estatísticos sobre a evasão em várias instituições. Lembro-me que quando cursava Pós graduação no IME-USP em 1992, era visível e notório, além do fato de todos saberem que ao final do 1° semestre no curso de matemática, havia uma evasão de cerca de 80%. No Instituto de física na mesma época a evasão chegava a 90%, isso tudo em cursos presenciais. Várias eram as razões apontadas para tal índice entre elas posso dizer que estava na postura de alguns professores. Creio que hoje isso tenha mudado e podemos observar que os índices melhoraram muito, porém ainda são altos e alarmantes. Como professora de curso presencial e também aluna de curso de pós na modalidade EAD, posso afirmar que muitos alunos precisam algumas vezes ser estimulados no início. Talvez sejam necessário muitas das Instituições entenderem que o aluno ao ingressar num curso, está muitas vezes longe da escola há anos e essa retomada as vezes é difícil para muitos que precisam se sentir acolhidos e sentir que conseguirão vencer as barreiras. Vejo isso nos cursos presenciais Existem alguns cursos à distância em que o aluno não consegue nem informações básicas, o que dirá as mais avançadas. Um atendimento mais próximo, uma atenção a mais talvez possa ser o grande diferencial já que muitos alunos precisam sentir a existência de um processo de estudo onde “a distância”, não deve significar falta de qualquer vínculo afetivo e de interação. O que tenho visto é que uma mudança em relação ao olhar a Educação a Distância deve mudar não só na cabeça do aluno, mas também na cabeça de muitos tutores, professores e de muitas instituições também, pois muitos tutores são realmente muito distantes de seus alunos, causando a impressão da existência de um muro que os separa. Muitos alunos encaram isso como algo intransponível e acabam por desistir. Naturalmente esse é uma das muitas razões. A verdade é que as Instituições devem se projetar para articular meios de resgates e técnicas para evitar a evasão, mas isso não é algo fácil, porém também não é impossível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário